domingo, 4 de dezembro de 2011

Bichinho - A intervenção.

                    
Fomos pela segunda vez à cidade de Bichinho, dessa vez para colocar em prática as nossas intrevenções.
Com as nossas ideias registradas e os materiais em mãos, trabalhamos desde o princípio para que tudo funcionasse de maneira adequada no dia da intervenção.
Recebemos a visita dos estudantes de Arquitetura da UFSJ, tanto no dia da montagem, quanto no dia da execução do trabalho.





A ideia de usar as garrafas de vidro coloridas combinadas com leds, causando uma iluminação diferenciada na Barraca da Joana foi finalmente materializada. Na noite da intervenção, buscamos reunir as pessoas na barraca, onde se serviu caldo.



                           



A experiência da intervenção, desde o processo criativo até a montagem e execução funcionou como uma pequena prova de como é trabalhar em grupo, passar por dificuldades -principalmente no que diz respeito à técnica-  e de como executar um trabalho que inicialmente está apenas no campo das ideias. O resultado final foi positivo e trouxe - acredito que não só para mim, como também para os outros alunos- um grande aprendizado.
                                     




                                    


                                    
                           

ZKM - Centro de Artes e Mídias de Karlsruhe, Alemanha e Jeffrey Shaw.


       
Com a evolução das artes eletrônicas houve a necessidade de criar lugares específicos para abrigá-lase cultivá-las. O  ZKM (Zentrum für Kunst und Medientechnologie, Centro de Artes e Mídias de Karlsruhe, na Alemanha) não só funciona como museu de artes eletrônicas, mas também como centro de pesquisas e conservação desse tipo de arte.
O centro foi fundado em 1991 e trabalha com o que há de mais em tecnologias visuais. É importante ressaltar também que o ZKM busca cultivar e manter ativas mídias que já se tornaram obsoletas; a ideia é a de que nada se torna lixo de fato, nem pode ser descartado com tanta facilidade, como é de costume atualmente.

Em uma sala ficam reunidos aparelhos de vídeos de diferentes épocas. Em outra, videogames ficam em exposição. Em outras ainda, estão localizados diversos tipos de mídias.



                                           
       


     

       Jeffrey Shaw 

            
Nascido em 1944, na Austrália, esse artista formou-se em Aquitetura e História da Arte, na universidade de Melbourne. É o diretor fundador do Instituto de Media Visual na ZKM  e um dos principais nomes no cenário das artes em mídia, sobretudo nas artes interativas. 
Em seus trabalhos, Jeffrey Shaw propõe o uso de mídias já conhecidas, como por exemplo, o cinema. O usuário expõe sua própria influência sob o aparelho e a comunicação entre o ambiente físico e virtual se dá em uma interface instintiva e de fácil manuseio.





Uma de suas obras mais reconhecidas é a Cupola, produzida em 2004. Ela consiste basicamente em um espelho colocado no chão que reflete imagens em uma cúpula, de forma que o usuário fica imerso na obra.

cupola_new2